O Rio Potengi, localizado na Zona Norte de Natal e o rio mais importante do Rio Grande do Norte, tem passado por problemas de poluição. Há relatos de moradores antigos, já aposentados, de que o rio não é mais a mesma coisa por conta da degradação. Vem estado mais raso, com água mais salgada e menos diversidade de plantas e animais.
Há alguns anos houve um desastre ambiental no rio onde vários peixes foram encontrados mortos. Quase 40 toneladas de peixes e crustáceos, o maior desastre do estado até então. Os motivos foram as empresas que jogavam seus dejetos às margens do rio, o que envenenou os peixes. Mas esse é só um grande exemplo de como os habitantes de Natal não parecem tão preocupados, já que o rio continua sendo poluído. Não só por empresas e comércio, mas pela própria população, com lixo doméstico e esgotos que são despejados sem tratamento.
O crescimento urbano também é um fator notável, já que o aumento sem planejamento acaba não dando espaço para que o rio percorra seu trajeto normal. Sua nascente é localizada no município de Cerro Corá e deságua no mar, em Natal. Isso afeta a vida da maioria dos pescadores da região, pois sobrevivem da pesca do rio. Com a poluição do rio, trabalhadores ficarão sem fonte de renda. Se nada mudar, especialistas temem a morte do rio, mas espera-se que medidas sejam tomadas para a preservação dessa bela paisagem e fruto de vida do nosso estado.