A orla da praia de Ponta Negra, como um dos pontos turísticos da cidade de Natal, tem sofrido nos últimos anos com a erosão costeira, com a força das marés, a estrutura frágil do calçadão e com a falta de consciência ambiental de comerciantes que fazem ligações de esgotos clandestinas. A falta de projetos para conter os fenômenos naturais e a falta de manutenção estrutural, piora a situação e tira a principal paisagem turística da cidade.
Nos últimos anos, a costa também vem sofrendo com a ação antrópica, que está sendo um dos problemas mais difíceis a serem resolvidos. A localização geográfica, as mudanças climáticas e o crescimento da cidade tem marcado cada vez mais a paisagem do lugar e influenciado na vida da população tanto vizinha (moradores da região), como turística. O que se tem observado é um crescimento desordenado e que vem gerando impactos, positivos e negativos, principalmente em relação ao meio ambiente e a população local.
Os moradores da praia de Ponta Negra assim como os frequentadores do bairro, devem ser seguir um padrão de melhorias e prevenção, tais como: diminuição dos impactos ambientais, informação sobre os limites permitidos de sonoridade, fiscalização pelos órgãos públicos em relação ao avanço do mar, monitorando a faixa dos 5 km de praia, a fim de buscar soluções alternativas para conter este avanço.
Praia de Ponta Negra na década de 60. |
![]() |
Paia de Ponta Negra nos dias atuais. |
0 comentários:
Postar um comentário